Written by Guto on dezembro 9, 2016 in SERVIÇOS

crea-empresa 178px-brasao_cbm_es

A IMPORTÂNCIA DO CREA

O CREA é o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e é ele quem regula as atividades profissionais dessas áreas, tanto em nível superior quanto em nível técnico. Toda a empresa que executa serviços de ordem técnica, seja no seguimento da energia, eletrônica, telecomunicações e outras, tem que possuir profissionais qualificados e habilitados em seu corpo de empregados.

A prefeitura só concede o alvará às empresas de manutenção caso seja apresentada a documentação comprobatória de que há um técnico assinando como responsável técnico pela empresa. Esse documento chama-se ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e é obtido no CREA. Obviamente somente técnicos registrados no CREA podem obter esse documento.

A importância de ser um profissional registrado no CREA é enorme, pois comprova que você freqüentou um curso técnico reconhecido e está apto a exercer legalmente a sua profissão de técnico. Pessoas que exercem a profissão sem terem feito um curso técnico reconhecido estão exercendo a profissão ilegalmente e podem ter complicações legais no futuro caso haja denúncia, algum tipo de acidente ou casos de negligência ou imprudência.

Por exemplo: Imagine que um profissional de determinada empresa de distribuição de energia trabalhe instalação de medidores de energia elétrica residencial e ao executar um serviço, ele não isola corretamente os pólos causando um curto circuito e consequentemente um incêndio na residência. Além de poder ser processado por danos materiais, caso ele seja um técnico sem registro no CREA, pode ser processado por exercício ilegal da profissão, o que é um agravante seríssimo que caracteriza imperícia.

Contratar empresas com registro no CREA-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do ESPIRITO SANTO), com responsável técnico, traz muito mais segurança às pessoas que precisam de serviços na área.

Cadastramento de Empresas que atuam com comercialização, instalação, manutenção e conservação de aparelhos de prevenção contra incêndio e pânico.

Descrição:

Empresas que atuam com comercialização, instalação, manutenção e conservação de aparelhos de prevenção contra incêndio e pânico utilizados em edificação de uso coletivo, precisam ser cadastradas junto ao Corpo de Bombeiros Militar. É necessário que o solicitante faça preenchimento do apêndice A da Instrução Técnica 34 e reconhecer firma da assinatura, conforme artigo 6º da Lei Estadual nº 14.130/01 artigo 10º do Decreto nº 44.746/08 e Instrução Técnica nº 34